Curso Sobre Viver de Música

A primeira edição do curso Sobre viver de música acontece nos dias 11, 12 13 de abril, (terça, quarta e quinta), das 19h às 23h, na Marquise 51, em Porto Alegre. A iniciativa dá continuidade à série de cursos Sobre viver de cultura (realizado em quatro edições diferentes em 2016) que pretende incentivar a autonomia dos agentes culturais e a construção de um mercado artístico mais sólido e sustentável.

A iniciativa de segmentar a proposta e montar um conteúdo voltado especificamente para os profissionais da música é da CUCO Produções e Fio Produtora Cultural, idealizadoras da série de cursos Sobre Viver de Cultura, e da Marquise 51, produtora que atua há quase 10 anos no mercado de música do Estado. O curso conta com oito ministrantes, 12 horas/aula e três módulos de conteúdo. Mais informações e inscrições pelo site https://www.sympla.com.br/curso-sobre-viver-de-musica__126224, email: projetos@marquise51.com.br, telefone 3013.7914 ou na Marquise 51 (av. Cristóvão Colombo, 51).

Serviço:

Sobre viver de música
Dias 11, 12 e 13 de abril, (terça a quinta), das 19h às 23h
Marquise 51 (av. Cristóvão Colombo, 51 – telefone 3013.7914 – bairro Floresta, Porto Alegre)

* Investimento:
1º lote – R$ 270
2º lote – R$ 300
3º lote – R$ 350
Preço de 1º lote congelado para estudantes de ensino médio, superior e escolas de música em geral (comprovação exigida na entrada do curso)

* Inscrições e pagamento
Venda online: https://www.sympla.com.br/curso-sobre-viver-de-musica__126224
Formas pagamento online: cartão de crédito em até 10x (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Hipercard), boleto bancário, débito online (Bradesco e Itaú).
Ponto de venda: Marquise 51 (av. Cristóvão Colombo, 51 – 3013.7914)
Formas de pagamento: somente em dinheiro


► CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

11/04
Módulo I – Sobreviver de música
Um panorama do mercado cultural, oportunidades e negócios
Com Mari Martinez, Cristiane Marçal e Marcelo Fruet

12/04
Módulo II – Levanta e faz
Uma experiência prática para quem busca orientação sobre como planejar estrategicamente, captar recursos e produzir projetos culturais na era da economia colaborativa.
Com Sarah Brito, Liege Biasotto e Bruno Melo

13/04
Módulo III – Quanto vale meu som
Monetização da música pelas plataformas digitais e direitos autorais
Com Lucas Hanke e Izabel Marigo (via teleconferência), gerente de projetos da ONErpm (empresa responsável pela distribuição de fonogramas para plataformas de streaming).

► MINISTRANTES

Marcelo Fruet é guitarrista, vocalista, compositor da banda Marcelo Fruet e Os Cozinheiros, além de ser técnico de estúdio e produtor musical. Fruet ganhou múltiplos prêmios em sua carreira, incluindo um Açorianos – Prêmio para Produtor do Ano e o melhor Original Soundtrack pelo Gramado Film Festival. Como músico tem feitos múltiplos, com dois cds lançados listados como destaque na mídia especializada e uma grande inserção internacional, com tournês nos Estados Unidos e participações em festivais como South By SouthWest. Como produtor musical está se destacando com lançamentos de bandas como Dingo Bells, Renascentes e Naddo Entre Gigantes.

Mari Martinez é jornalista formada pela PUCRS com especialização em Design Gráfico. No setor cultural tem experiência de 10 anos em comunicação visual para festas, festivais e bandas, como Jupiter Apple, Cartolas, Identidade e Santiago Neto y Los Misionerotrónicos. Mariana é a responsável pelo logotipo e identidade visual da Marquise 51 Records e dos festivais Morrostock, Rock Gaúcho Cervejeiro e Música ao Pôr do Sol. A designer assina os encartes dos cds “Jogo Sujo” e “AntiguidadesxModernidades” da banda Identidade, “2010”, da banda Os Replicantes.

Cristiane Marçal é jornalista e produtora cultural. Trabalha há 15 anos com cultura e comunicação, atuando no planejamento, execução e divulgação de eventos culturais, com destaque para o trabalho desenvolvido na Opus Promoções, como sócia fundadora da Fio Produtora Cultural e sócia idealizadora da série de cursos Sobre Viver de Cultura. Na mídia, conta com experiência em diferentes meios de comunicação – jornal, rádio, TV e internet – com destaque para a atuação no Grupo RBS (Rádio Gaúcha e clicRBS).

Sarah Brito é produtora cultural, especialista em Cultura Digital pela UNISINOS. Atua na assessoria de planejamento e gestão de projetos culturais desde 2006, realizando projetos em parceria com o Ministério da Cultura, IPHAN, Instituto Brasileiro de Museus, Petrobrás, AES Sul, SEBRAE, entre outros. Fez parte do Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre e da Comissão Nacional de Pontos de Memória. É fundadora da organização Puro Movimento, que trabalha com projetos que provoquem reflexão entre a relação da cultura e referências identitárias, provocando diálogos entre produtores e marcas. Atualmente compõe a diretoria da Produtora Cultural Marquise 51, localizada em Porto Alegre.

Bruno Melo é produtor cultural e executivo com experiência em empreendedorismo no setor criativo musical. Criador do Traga Seu Show, primeiro site de financiamento coletivo do Rio Grande do Sul e do Jazz ao Sul, projeto que promove a cena instrumental de Porto Alegre e arredores. Produtor artístico do Porto Alegre Jazz Festival e produtor técnico do Festival de Música de Nova Prata, Festival El Mapa de Todos, Festival Internacional de Teatro de Rua, Palco Giratório SESC, além de ter feito execução de diversos shows nacionais e internacionais.

Liége Biasotto é Relações Públicas pela UFRGS e trabalha na área de produção cultural desde 2007. Em 2010 abriu a CUCO Produções, empresa focada em produção cultural, elaboração de projetos culturais, consultoria e coaching. É sócia criadora da série de cursos Sobre Viver de Cultura, diretora de produção do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, do Festival de Música de Nova Prata, da Orquestra de Câmara da ULBRA e do projeto ECOPOÉTICA – Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas. Atua na gestão cultural do Vila Flores e é uma das iniciativas residentes do TRANSLAB – Laboratório de Inovação Social.

Izabel Marigo é gerente de projetos da OneRPM, empresa responsável pela distribuição de fonogramas para plataformas de streaming.

Lucas Hanke é músico, compositor e produtor cultural, nascido em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul. Lucas Hanke conta com uma experiência de 20 anos no setor musical, sendo fundador da banda Identidade e colaborador em diversas bandas estabelecidas no mercado como Júpiter Maçã, Os Replicantes e Santiago Neto Y Los MIsionerotrónicos. É sócio-fundador da empresa Marquise 51 Hub Criativo, empreendimento criativo com 10 anos de atuação. O hub trabalha com os 360 graus da indústria musical e é referência nacional no setor.

Sua opinião

Comentários