Disco de inéditas de Júpiter Maçã é lançado

Disco de inéditas de Júpiter Maçã é lançado
“The Apartament Jazz” foi gravado pelo músico em 1999, como trilha sonora para um filme de sua autoria

Desde sua morte prematura em 2015, a obra de Flavio Basso, conhecido no cenário musical brasileiro como Júpiter Maçã, tem ganhado mais força e lhe instituído a aura cult já cultivada em vida. Para alegria dos fãs, um álbum inédito está sendo lançada mais de 20 anos depois de sua criação: “The Apartament Jazz” é uma das criações mais audaciosas do músico e traz nove faixas criadas originalmente para a trilha sonora de um filme de mesmo nome, também escrito pelo cantor e cineasta.

Link para o pre-save no Spotify:https://distrokid.com/hyperfollow/jupiterapple/apartment-jazz


Gravadas por Júpiter em 1999, as canções ficaram guardadas até 2002, quando o músico se juntou ao amigo Tatá Aeroplano (conhecido por sua prolífica carreira solo e trabalhos ao lado das bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Electro) para produzir o média-metragem: “The Apartament Jazz”, o filme, teve única exibição na MTV Brasil naquele ano.

Instrumental, o disco mostra uma faceta do músico pouco comentada: Júpiter era um instrumentista ousado e, em pouco mais de meia hora, é possível sentir referências de jazz, música eletrônica e elementos psicodélicos, considerados característicos na obra do cantor. David Bowie e John Coltrane , além de uma ambientação cabaret típica dos filmes de David Lynch, poderiam ser citados como referência pelo saudoso músico para descrever a obra.

“The Apartament Jazz” é um tesouro redescoberto e oferecido ao público graças a figuras próximas de Júpiter. O diretor do clipe de “Modern Kid”, André Peniche, tinha uma cópia do disco e foi procurado por Egisto Dal Santo, amigo e responsável por cuidar da obra de Basso junto a família. Em 2019, Peniche havia lançado uma versão remasterizada e colorida do clipe para celebrar os 10 anos de lançado do vídeo, indicado a “Clipe do Ano” pela MTV Brasil. Agora, “The Apartament Jazz” surge para aumentar ainda mais a importância de Júpiter Maçã na música brasileira.

Fotos de André Peniche.

marquise51

Hub Criativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *