Na Trilha Certa ocorre nesta quinta, sexta e sábado

Trilha Hub Cultural está comemorando três anos neste mês de julho. Uma das atrações da programação de aniversário é o evento Na Trilha Certa. São seis bate-papos e cinco shows em três dias. Todas as atividades serão transmitidas no canal do youtube do Trilha. A programação começa na quinta, dia 22, e segue até o sábado, dia 24, sempre às 18h e 19h com as atividades formativas e shows às 20h e 20h30. O Trilha Hub Cultural é um estúdio, pub, produtora e espaço multicultural localizado em Sapucaia do Sul. 

Qualquer pessoa pode participar e assistir ao conteúdo.  Basta acessar o canal no horário de cada atividade: https://bit.ly/36LaLPt.  Abaixo segue a descrição de cada atividade. 

DIA 22

18h – Derrubando o mito das playlists!

Mediação: Alexandre Saldanha, artist relations & promotions da CD Baby

Dizem que as playlists são as rádios do dia de hoje. Existem algumas semelhanças, mas é importante ir além. Assim como tocar em rádio ou em programas de auditório era o objetivo de artistas que queriam “chegar lá” nas décadas passadas, nos últimos anos, esse posto foi roubado em parte pelas playlists dos serviços de streaming. Assim como programas de rádio e TV, as playlists têm o poder de apresentar seu trabalho para um público que provavelmente não chegaria até você, o que é ótimo. Mas a exposição não se traduz automaticamente em conversão de ouvinte em fã. Para entender um pouco mais sobre o assunto vamos bater um papo com Alexandre Saldanha que é Artist Relations & Promotions na CD Baby.

Alexandre Saldanha, formado em jornalismo, trabalhou em veículos como Portal Rock Press, Rock Brigade e Folha de S.Paulo e foi assessor de imprensa de artistas como Cachorro Grande e Far From Alaska, entre outros. Músico há mais de 25 anos, toca nas bandas Reverendo Frankenstein e Spitfire Demons.

19h- Por dentro da cena

Mediação: Lê Sissa

A cena da música independente no Rio Grande do Sul sempre foi intensa, com uma produção artística extremamente efervescente, e grande parte dessa grande cena foi construída longe da capital, a região metropolitana de Porto Alegre sempre foi um grande polo das artes! A pandemia vai passar, vivemos com a esperança e a expectativa de que os shows vão voltar, e como fica todo esse cenário independente depois disso? Para conversar sobre o futuro da cena independente na região metropolitana, convocamos todos os artistas para esse bate papo para juntos construirmos novos caminhos!

Lê Sisa é social media, produtora de eventos e projetos socioculturais na cidade É fundadora do canal “Arquivo Punk Rock do Sul”. Em 2019, idealizou e coordenou o lançamento da coletânea “Arquivo Punk Rock do Sul – Caos e Desordem na Região Metropolitana – V.1″, compilando 22 bandas independentes, sendo uma internacional. Também é integrante fundadora do “MAO – Movimento Anti Opressão”. O trabalho é um coletivo de músicos, público e ativistas culturais com temas como desconstrução de gênero e racismo. No segundo semestre de 2020, coordenou a curadoria e lançamento da coletânea “Arquivo Punk Rock do Sul – Bandas Antifascistas” com 21 bandas locais e duas bandas de repercussão nacional. Recentemente também organizou o projeto de capacitação e libertação musical entre mulheres intitulado “Rita Livre”, com oficinas online de técnica vocal, contra baixo, produção musical, entre outros, sempre ministrados por mulheres.

20h- Showcase com a banda Spinal Dive

A Spinal Dive apresenta um show acústico e intimista, mas sem perder a atitude visceral característica do grupo. O grupo foi formado em 2019 na cidade de Sapucaia do Sul.

Dia 23

18h – Abrafin- Circuito Sul de Festivais e Politicas Públicas para Cultura

Mediação: Paulo Zé Barcellos

A ABRAFIN é uma das mais importantes associações da música brasileira neste século e teve um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas e ações de fortalecimento dos festivais desde a sua criação em 2005, através de um alinhamento junto ao Ministério da Cultura, gerido à época pelo ex-Ministro Gilberto Gil. Desde a retomada das suas atividades em 2020, ela tem sido uma importante articuladora junto às secretarias estaduais de cultura para a implementação da Lei Aldir Blanc nos estados e conseguiu mobilizar centenas de produtores em diversas reuniões e ações para o fortalecimento do setor neste período de pandemia. Vamos debater a criação de um calendário do circuito sul de festivais, fortalecimento das parcerias entre festivais, luta por políticas públicas para a cultura.

Paulo Zé Barcellos é músico, ator e palhaço. Idealizador e produtor do Festival Morrostock, produtor cultural, ativista e outsider. Integrante do Hub Criativo Marquise 51, sócio administrador da Nomad Produções LTDA, booking e tour manager de turnês internacionais entre as realizadas estão as com as bandas No Rest, Os Replicantes, Bandinha Di Dá Dó e Jason(RJ). Integrante da rede coletiva Fora do Eixo desde 2008, colaborador da Mídia Ninja e parte da equipe do S.O.M.

19h – Rede Brasileira de Selos Independentes.

Mediadora: Talita Cordeiro

A Rede Brasileira de Selos Independentes existe para dar apoio a todas as modalidades de criadores, divulgadores, organizadores de conteúdo musical, compartilhando expertise e facilitando ações para fortalecimento do segmento independente da música.

Talita Cordeiro iniciou sua carreira quando buscava movimentar a cena cultural de sua cidade natal, no interior de Minas Gerais. Tendo participado da formação do coletivo Colcheia, integrado à rede Fora do Eixo, esteve à frente da produção de festivais relevantes como Grito Rock e Festival Gramophone (Conexão Vivo), ainda no final da adolescência.

Ao concluir uma jornada acadêmica em Marketing, mudou-se para a capital mineira quando recebeu a proposta de gerenciar o UN Group, na época formado pela Ultra Music e Neutra Produtora, participando da formalização e controle de projetos como SongBook dos músicos Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini, mais de 20 discos e 100 trilhas sonoras comerciais durante sua gestão. Ainda desenvolveu, em parceria com Clemente Magalhães, o Corredor 5 Music Lab, projeto que transformou o estúdio de gravação em uma agência de desenvolvimento de carreiras musicais, promovendo mais de 50 debates sobre o mundo fonográfico em três eventos abertos a novos artistas. Passou por diversos segmentos da cultura como produtora executiva e articuladora, sendo parte de movimentos como o Fórum da Música, Associação Mineira de Audiovisual, Rede Brasileira de Selos Independentes e Frente Nacional Contra a Censura, reunindo uma grande expertise dentro dos negócios da música. Hoje atua como formadora, consultora e gestora de carreiras e empreendimento culturais, buscando unir o lado burocrático do mundo corporativo com a infinidade de vertentes da economia criativa.

20h- Showcase – Cat Arcade

Em atividade desde 2019, a Cat Arcade é formada por Nina Barcellos no vocal, Paulinha Lencina no contrabaixo, Pedro Henrique na guitarra, Cass Fraga na guitarra e sintetizador e Fábio Gonçalves na bateria. O álbum de estreia foi lançado em março deste ano e pode ser conferido nas plataformas de streaming.

20:30 Showcase – Bleff 

Formada em São Leopoldo, a Bleff vem desde 2002 articulando dentro da cena independente, criando suas composições sobre a perspectiva de mesclar poesia, guitarras espaciais, pop e indie rock, gerando canções que se enquadram no jargão de “rock gaulês”.

DIA 24

18hs- Por Dentro da Produção Musical, Casos e Causos

Um bate papo descontraído contando inúmeras histórias dos bastidores da produção musical. Rodrigo Rysdyk, Marcelo Fruet, Bel Medula e Lucas Hanke são os participantes dessa conversa.

Rodrigo Rysdyk

Músico, produtor cultural e musical. Iniciou sua carreira em 1990 tocando teclado em bandas de baile. Filiado desde 1994 na ordem dos músicos do Brasil, atuou como músico tocando no Musical Magia que era sediada em Sapucaia do Sul na vila Jardim. Tocou em diversos bailes por todo o estado, na cidade de sapucaia tocou no aniversário de 30 anos da cidade no baile realizado no Clube Comercial. Nos anos 2000 se dedicou à banda que ajudou a fundar chamada Love Chaleira. Ainda nos anos 2000, atuou como produtor de shows nacionais na casa de shows Enigma em Gravataí. A partir de 2015, com a falta de eventos em Sapucaia do sul, foi um dos fundadores do festival de rua Holiday Rock Festival fazendo cinco edições na Av. Leonidas de souza nos anos de 2016/2017. Através de parcerias culturais trouxe outros eventos para a cidade como Trilhando Arte (Festival de rua), Rock Na Praça (Festival de Rua), Na Trilha certa (evento para qualificação profissional para setor cultural), WorkShop com Lisciel Franco (Renomado produtor cultural e engenheiro de mixagem), Festival com 100 Bandas (evento realizado no Trilha), Festival Trilhapalooza (Festival de rua realizado na frente do Trilha). Como produtor musical e técnico de mixagem, atua no Trilha Hub Cultural. Produzindo, gravando, mixando, masterizando, tanto músicas como lives sessions e transmissões ao vivo realizadas no estúdio, colocando a cidade de Sapucaia do Sul como uma referência no underground nacional.

Marcelo Fruet

Produtor musical consolidado da cena pop alternativa do sul do país, Marcelo Fruet contribuiu para a alavancagem estética de uma série de artistas, como Dingo Bells, Apanhador Só, Pública, Mulamba, Da Guedes, Trabalhos Espaciais Manuais e Chimarruts. Recentemente, começou a realizar alguns trabalhos para artistas dos EUA e de países da América Latina, como Uruguai e Perú. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música de produtor musical do ano em 2018 e 2019, e é membro da AES International e da The Latin Recording Academy. Formado em Publicidade (PUC-RS) e Audio (IAV-SP), estudou música no L.A.M.A. (Los Angeles Music Academy), conta com extensão em Tecnologia Musical (UCLA) e em Música & Negócios (PUC-RIO). Participou também de diversas atividades de formação complementares com nomes de peso, como por exemplo o produtor e engenheiro britânico Tony Platt (Bob Marley, AC/DC etc) e o engenheiro Geoff Emerick (Beatles, Jeff Beck etc). Ativo na criação de música para conteúdo audiovisual, tem mais de 600 fonogramas lançados, grande parte deles destinados à conteúdos criados para televisão e cinema, com indicação e premiação em ambas as áreas. Fruet já teve banda assinada com gravadora, gravou dois discos solo e rodou o mundo como artista e produtor, participando de feiras e festivais internacionais, como SXSW e CMJ NYC nos Estados Unidos, Kansai Music Conference no Japão, e Fest Contrapedal no Uruguai; e nacionais, como Brasil Rural Contemporâneo, Morrostock, SIM São Paulo, TUM Sound Festival e FIMS.

Lucas Hanke é músico, compositor, produtor cultural e musical e vive a arte em suas múltiplas facetas. Com amigos de infância viveu o “sonho rock” com a banda Identidade. Embarcou na viagem intergalática de Júpiter Maçã como produtor e baixista por dez efervescentes anos e mergulhou no soul music com Mari Martinez e The Soulmates. Também teve participação em diversos projetos (como músico e/ou produtor) com heróis do Rock Gaúcho como: Julio Reny, Sombrero Luminoso, Os Replicantes, Tenente Cascavel, Acústicos & Valvulados, Tequila Baby, Garotos da Rua e Cachorro Grande, entre outros grandes nomes da música gaúcha. Em 2007 fundou o Selo/Produtora/Estúdio Marquise 51, um dos movimentos mais atuantes na cultura do RS. O balanço da terra segue o seu ritmo, assim como Hanke, inquieto e sempre com o olhar no futuro.

Bel Medula

Isabel Nogueira é compositora, artista sonora, produtora musical e musicóloga. Bacharel em Piano e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri (2001), é professora da UFRGS nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música (UFRGS). Tem artigos e livros publicados sobre música e gênero, criação sonora e pesquisa artística. Lançou os álbuns: “VestígiosVioleta”(2014),“Impermanente movimento”(2016, com Luciano Zanatta, Plataforma Records), Voicing (2016, Seminal Records), Lusque Fusque (2016, com Luciano Zanatta, Electronicgirls), Mar de Tralhas (2017, ASRecords), Betamaxers (2017, ChipMusik Records), Légua and Meteoro-phoenix (2017, Mansarda Records), Unlikely Objects and Hybrid (2017, Pan y Rosas Discos), Zah (2018, Saatvaland Records), Isama Noko (2018, Sisters Triangla Records, com Maia Koenig), wnyhum (2018, Pan y Rosas Discos com Luciano Zanatta), If I Were Me (2018, Estranhas Ocupações Records, com Linda O’Keeffe), PeleOsso (Tronco, 2019) and Luna (Tronco, 2020). Desenvolve projetos artísticos usando voz, beats, sintetizadores e sons experimentais. Participa dos coletivos feministas Female Pressure, Femnoise e WISWOS (http://wiswos.com/). É mentora de workshops em processos criativos e escuta profunda (Deep listening).

19hs- Brasil x Uruguay

Mediação: Ricardo Varela e Santiago Salles

Nos últimos anos o intercâmbio entre a região metropolitana de Porto Alegre e o Uruguay vem se fortalecendo cada vez mais, são inúmeras bandas circulando entre os dois países em uma via de mão dupla cada vez mais intensa, além das turnês temos lançamentos simultâneos, assessoria de imprensa em conjunto e muito mais! Por conta disso convidamos todas as bandas interessadas em participar desse bate papo sobre o momento atual de cada país e as possibilidades futuras para que se siga cada vez mais esse intercâmbio.

Ricardo Varela, produtor cultural na cidade de Esteio desde 2001, é idealizador e produtor do evento Rock na Praça há 19 anos, além de produzir dezenas de outros eventos na cidade, como o Balaiada Festival e o Esteio Beer Fest! Já foi membro do Conselho municipal de cultura, diretor da rádio Esteio Fm, idealizador e um dos gestores da REC-Rede Esteio Cultural.
Nesse ano de 2021, assume o desafio de integrar a Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim Planalto, como Diretor Cultural. 

Santiago Salles é antropólogo, formado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, PR, fotógrafo de shows e músico, participando de diversos projetos musicais nos últimos anos. Desde 2015 é diretor da Teve Alterna, produtora audiovisual e canal de YouTube que gera conteúdo visando a divulgação de várias  atividades e projetos culturais. Ainda em 2020, fechou parceria com a Estrondo Records para trocar conteúdos e favorecer a circulação de bandas do Uruguai e do Brasil.

20h – Showcase Consentrio

Com influências que transcendem a linha cronológica da música, bem como se alimenta de diferentes artistas espalhados pelo globo, como os ingleses do Pink Floyd, a psicodelia australiana de Kevin Parker e seus projetos, a lisérgica brasilidade dos Mutantes e Casa das Máquinas, além do rock n’ roll do Led Zeppelin, a Consentrio é formada por Lucas Consentins (vocais e sintetizadores), Matheus Bastos (guitarra e sintetizadores), Jeferson “Bolha” Marchetto (baixo) e Gabriel Soares (bateria, percussão, vocais e sintetizadores). 

20:30 –  Showcase Lokos D’Bira

Em 2021 a clássica banda de Esteio está completando 20 anos de atividade. A Lokos D´Bira, formada por Gilson Loss (vocal e baixo), Lúcio Machado (guitarra) e pelo novato Franco Rodrigues (que ingressou na banda no início do ano), contabiliza mais de mil apresentações. Em quase duas décadas a banda coleciona cinco EPs, quatro clipes, 31 músicas gravadas e mais de 50 composições – todas autorais

Obrigado pela atenção.

marquise51

Hub Criativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *