Chico Macalão lança Tijolada

Tijolada Vai Rolar!

Chico Macalão por leon_naif/kiranfoto

Chico Macalão por Julia Ludwig

Com mais de 30 anos de múltipla experiência na área artística, Chico Macalão lança o single Tijolada, misturando timbres e ritmos ao declarar: “ O tijolo vive mais que nós”.
Rico e diverso na composição de suas sonoridades, o single Tijolada sintetiza múltiplas experiências do compositor e intérprete Chico Macalão acompanhado de um grande time de musicistas. Destacam-se os solos de guitarra de Flávio Peres e o antológico sax de King Jim, assim como o baixo de Alessandra Rodrigues e muita força nos tambores com a bateria de Lucas Giorgetta, percussões de Vini Silva e Fred Vittola e a alfaia de Pablo Ferreira. A produção musical é de Lucas Hanke e a técnica de gravação de Beto Silva no estúdio Marquise 51, selo pelo qual será lançado, e a gravação de vozes, mixagem e masterização no estúdio Hill Valley Studio por Davi Pacote.
Tijolada, como indica o título, é um rock’n’roll de peso, mas também cheio de balanço e teatralidade: como em um espetáculo há crescentes, suspensões e variações melódicas que conferem o tom dramático à canção. Ela pode nos transportar para o ambiente dos bares do Bom Fim dos anos 90 onde o jovem Chico frequentava e respirava o underground da cidade daquele momento mangueando artesanatos . Depois disso formou-se em estilismo no Rio de Janeiro, onde trabalhou no barracão da Acadêmicos do Salgueiro, trazendo essa experiência para seu trabalho teatral em Porto Alegre, em grupos como o Depósito de Teatro e Terreira da Tribo, onde formou-se e realizou diversos trabalhos como figurinista, ator e diretor. Seus prelúdios vocais foram no Musical Godspell, a esperança, dirigido por Zé Adão Barbosa. Mas é no Coletivo Bloco da Laje, onde o artista também assina a Direção de Produção, que sua performance ganha os microfones e aprimora sua experiência como cantor. Não à toa, o single Tijolada lembra que “alguém morreu na cruz”. Há uma década Chico joga com a figura de Jesus no Bloco da Laje em uma das músicas mais marcantes do grupo: “Pregadão” (cuja gravação e videoclipe estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e vídeo). Nas performances do Bloco da Laje, Chico literalmente lança-se nos braços do público de até 30 mil pessoas, em shows e saídas carnavalescas, tendo sua trajetória marcada por essa impressionante performance. Ao decorrer destas experiências, foi convidado a gravar a música, Rock das Raposa, com um grande amigo e companheiro de longa data, Carlos Hanh.

Arte por Anandices e True Souza


O primeiro lançamento musical solo do artista não poderia ser menos impactante, misturando o rock Porto Alegrense “das antigas” com o suingue dos tambores carnavalescos, o calor e a multiplicidade das ruas. A voz rasgada e roqueira é também filósofa ao penetrar nos mistérios do tempo. Lembra da efemeridade da vida humana, cujas criações, sejam de tijolos ou de notas musicais, atravessam fronteiras e vão além da existência de seus criadores, tornando-se legados. Assim como o legado do artista Chico Macalão vai sendo desenhado nas cidades onde transita, tanto na poesia de sua artesania vendida de bar em bar, nos espetáculos onde atua como o mendigo Isaías ou Jesus Cristo superstar, nas costuras de seu ateliê, nas grandes e pequenas produções do Coletivo Bloco da Laje, quanto na afetividade trocada com todos a sua volta neste percurso, identificando um tanto o artista com a figura que representa, em suas palavras e ações de paz, amor e simplicidade. No entanto, a Tijolada que lança também traz consigo a denúncia: “Tem um genocida entre nós”. A sensação do perigo iminente e a consciência do fim no rock de Chico não vem para congelar e sim para inspirar a usarmos as tijoladas do julgamento para construir algo que viverá mais que nós. O rock gaúcho agradece a experimentação e renovação conferida pelo encontro deste grande time, desejando que seja a primeira tijolada musical de muitas, e embora tudo e todos “viraremos pó”, que o projeto tenha uma vida longa e frutífera. Evoé!

marquise51

Hub Criativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *