Subterrâneo 12 lança seu primeiro álbum

O grupo Subterrâneo 12, de Canoas/RS, lançou seu primeiro álbum no último domingo, dia 28. São seis faixas que apresentam um rap que é cria do underground, as letras abordam críticas sociais ao mesmo tempo estimulam a sempre lutar pela mudança e pelo que acredita.

capa3000x3000.jpg

PARA ESCUTAR

Youtube: http://bit.ly/Subterraneo12fullalbum

Spotify: https://spoti.fi/3sCCbAD

Outros trabalhos do grupo: https://linktr.ee/Subterraneo12

FICHA TÉCNICA

Direção musical, mixagem, masterização: DIO

Artes: Erico Noronha

Lyric vídeo: Wender Zanon

Produção executiva: Wender Zanon e Rodner Ruivo

Fotos: Alice TenórioFotos em alta para download: https://bit.ly/39tePG0

A direção musical do álbum é assinada por DIO, responsável também pelos beats em “Hóspedes”. Rato é o beatmaker das faixas “Paranoia” e “Raphardcore”. Já Rodner, que além de MC é Beatmaker, fez o instrumental para “Eu vim da 12”, “No front” e “Tiranos”. O disco também conta com participação especial do DJ ABU nos scratchs das faixas “No Front” e “Eu vim da 12”.

12324-2.jpg

Foto: Alice Tenório

Antes do lançamento do EP, o grupo já fez barulho com o lançamento dos clipes de “Hóspedes” e “Eu Vim da 12”, músicas que mostram a versatilidade de referências do grupo. A Subterrâneo 12 também é responsável pela criação do selo Parada 12, que recentemente lançou a coletânea “Canoas é o RAP! VOL. 1” promovendo os novos artistas da cidade.

Underground no som e também nas ideias: “O Hip-hop é um ferramenta de transformação social e pessoal. O trabalho da Subterrâneo 12 vai além do som! Nossa meta é sempre estimular a autonomia e o pensamento crítico de quem está à nossa volta. O Rap é a forma que encontramos para fazer isso“, ressalta Rodner Ruivo.

Rodner Ruivo Alves é músico, um dos realizadores da Batalha 12 e atua no cenário local desde meados dos anos 2000. Fez parte de diversas bandas da cena punk de Canoas: Minha Banda, Desprezo e Ódio, Urge!, Somos e Vida Torta. Desde o início do envolvimento com a cena, Rodner também conheceu e começou a se envolver com a cultura hip hop.  Subterrâneo 12 é um projeto que existe desde 2018 e conta ainda com a colaboração de DIO, Enrique Dent, Peterson Ruivo e Vagner Ruivo.

12344-16.jpg

Foto: Alice Tenório

A realização do disco de estreia da Subterrâneo 12 está acontecendo via Edital de Chamamento Público 235/2020 com recursos da Lei Aldir Blanc do município de Canoas, RS, Brasil. A descentralização de recursos proposta pela lei emergencial apoiou muitos artistas independentes de Canoas. 

marquise51

Hub Criativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *